Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 08:35 - A | A

Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 08h:35 - A | A

Leilão na B3

Leilão na B3: Projeto da Nova Ferroeste começa a ser apresentado a investidores

Sondagem segue até dia oito de dezembro

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Semagro

Leilão na B3: Projeto da Nova Ferroeste começa a ser apresentado a investidores

Nova Forroeste

Projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que vai ampliar o escoamento e dar mais competitividade à produção do agronegócio sul-mato-grossense por meio dos portos paranaenses, começou nesta semana a ser apresentado a investidores internacionais antes de ir à leilão na B3. A sondagem de mercado iniciou na quarta-feira (1º) e segue até dia 8 de dezembro. 

Divulgação/Semagro

Leilão na B3: Projeto da Nova Ferroeste começa a ser apresentado a investidores

Ferrovia Nova Ferroeste tem uma extensão total de 1.304 quilômetros

 

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), este é mais um avanço do processo de preparação para que o projeto seja apresentado ao mercado. “A Nova Ferroeste entra agora numa fase fundamental, que é a apresentação do projeto a potenciais investidores. É importante que ele receba essa visibilidade para que tenha o nível de interessados no momento em que for a leilão na B3. A previsão estimada de taxa de retorno de investimento para a Nova Ferroeste é de 11% ao ano e o payback (tempo de retorno sobre o investimento inicial) de 17 anos”, afirmou.

 

Nova Ferroeste

Ferrovia Nova Ferroeste tem uma extensão total de 1.304 quilômetros. Os trilhos dessa nova malha ferroviária deverão ser, em princípio, de bitola mista (estreita e larga), vão entrar em Mato Grosso do Sul pelo município de Mundo Novo e seguirão pelo Estado passando por Eldorado, Iguatemi, Amambai, Caarapó, Dourados e Itaporã, até chegarem a Maracaju. No Paraná, o projeto ainda engloba um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal multimodal ligando Cascavel e Foz do Iguaçu; além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.

 

O empreendimento é fruto de parceria dos governos de Mato Grosso do Sul e do Parana, em conjunto com o Governo Federal e a sondagem de mercado faz parte do PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), do Ministério da Economia. Durante os encontros com investidores, será apresentado o Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental e Jurídica (EVTEA-J).

 

Entre possíveis investidores já inscritos para conhecerem as potencialidades do projeto, estão construtoras, operadores ferroviários e fundos de investimentos do Brasil, Itália, Espanha, China e Emirados Árabes. Nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), o coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, do Governo do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, recebe os executivos do CRCCII e CR20 Brazil, fundos de Investimento chineses interessados no projeto.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS