Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 08 de Maio de 2018, 15:39 - A | A

Terça-feira, 08 de Maio de 2018, 15h:39 - A | A

AGRICULTURA

Plantio experimental de variedades de feijão é iniciado em Três Lagoas

Projeto visa fomentar cultivo do feijão na região e ampliar produção da agricultura familiar

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Prefeitura de Três Lagoas

Plantio experimental de variedades de feijão é iniciado em Três Lagoas

Sementes serão doadas a agricultores familiares

Quatro tipos de feijão estão sendo plantados em caráter experimental numa área preparada no Viveiro de Mudas de Três Lagoas. O projeto visa fomentar o cultivo de feijão na região ampliar a produção da agricultura.

 

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que forneceu os grãos e orientações sobre plantio, cultivo e produção.

 

Estão sendo cultivadas sementes dos feijões alvorada, pérola e tangará - da família do carioquinha - e serrano “feijão preto”.

 

O engenheiro agrônomo da Semea, Manoel Latta, explica que o intuito é experimentar um novo tipo de produto. Além disso, observar a potencialidade de produção e, posteriormente, impulsionar o consumo e comercialização.

 

Na primeira fase, o plantio é especialmente para a multiplicação das sementes, que serão doadas para produtores rurais inseridos no programa da agricultura familiar. A concessão será realizada após passar por critério de escolha e aptidão. 

 

A diretoria também oferecerá apoio técnico ao produtor que se enquadrar nas exigências do programa. Serão avaliadas as condições da propriedade, disposição e interesse do proprietário, cultivo para comercialização e expansão o produto.

 

No ano passado, a Semea havia feito experiência com 10 variedades de feijão. Entretanto, apenas quatro apresentaram bom resultado, considerando o clima local.

Comente esta notícia