Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Domingo, 28 de Novembro de 2021, 12:13 - A | A

Domingo, 28 de Novembro de 2021, 12h:13 - A | A

Bovinocultura de Leite

Produção de leite saltou 228% após atendimento do Senar/MS

Acompanhamento técnico melhora todos os indicadores das propriedades

Silvio Ferreira
Capital News

Divulgação/Famasul

Produção de leite saltou 228% após atendimento do Senar/MS

O produtor de leite, Eliéser Américo, e especialista da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MS

No início das visitas técnicas do Senar  o produtor rural, Eliéser Américo, registrava diariamente a ordenha de 48,5 litros de leite, na estância “Vem Quem Quer”, em Itaquiraí/MS. Após dois anos recebendo Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite do Senar/MS, com orientações de nutrição das vacas, o produtor aumentou a produção para 159,3 litros de leite por dia. Um aumento de 228%.

 

Segundo informações do Senar/MS, a produção de leite da propriedade rural era de 4,04 litros por vaca, por dia. Após dois anos da chegada do atendimento da assistência do Senar, a produção subiu para 10,8 litros por vaca, por dia, “sem grandes alterações no rebanho, que era de 18 vacas no início da ATeG e passou a ter 19.”

 

“Antes era muito ruim a situação da propriedade. A gente não tinha uma direção de fato. Perdi muitos animais, não tinha estratégia. Depois que o Senar chegou, eu mudei muito. A minha realidade mudou totalmente”, relata o produtor.

 

Segundo o Senar/MS, esses resultados são reflexo do ajuste no manejo nutricional dos animais. Apenas intensificando as áreas existentes, sem alteração no tamanho da área. Ajuste na reprodução com aumento da taxa de vacas em lactação de 66% para 79%.

 

“Agora nós temos piquete de Capiaçu, de Curumim, de aveia para o inverno, silagem debaixo da lona. O Senar auxiliou em todos esses aspectos. Comecei a acompanhar mais de perto na questão do manejo e do financeiro [...] Falo tranquilamente que houve uma transformação nas nossas vidas, tanto da família como da propriedade”, conclui Eliéser.

 

A estância “Vem Quem Quer”, do produtor Eliéser, foi o case de sucesso também do Dia de Campo Virtual em Bovinocultura de Leite do Senar/MS, transmitido ao vivo pelo Sistema Famasul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS