Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Rural Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 13:25 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 13h:25 - A | A

Senado quer auto-suficiência de ovinos e caprinos no país

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os senadores que participaram nesta quinta-feira (10) da audiência pública que ocorreu na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para discutir a cadeia produtiva de caprinos e ovinos no Brasil afirmaram que vão trabalhar para aprimorar a legislação do setor. Os parlamentares querem tornar o Brasil auto-suficiente em caprinovinocultura.

Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que é preciso mais incentivo para o setor, já que, apesar de sua crescente expansão, o país ainda importa 60% do que é consumido internamente.

-Precisamos de uma legislação específica para o setor, com incentivo ao pequeno produtor, principalmente - afirmou a parlamentar.

A mesma opinião tem a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que pediu a ajuda dos especialistas presentes ao debate para orientar os senadores na elaboração de uma legislação eficiente para o setor. Para ela, ao incentivar a produção de ovinos e caprinos, incentiva-se também a permanência do homem no campo, com uma atividade que gera renda e emprego. A senadora observou ainda tratar-se de um investimento totalmente rentável.

- Realmente é uma atividade lucrativa, onde tudo se aproveita, pois do bode nada se perde - esclareceu Rosalba.

Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que é preciso iniciar uma grande luta em prol da atividade, com o objetivo de conquistar cada vez mais espaços. O parlamentar observou que, por ser uma atividade de fácil manejo, é possível trabalhar com a caprinovinocultura sem abrir mão de outras atividades.

- É possível trabalhar com a caprinovinocultura e, ao mesmo tempo, diversificar a propriedade com alguma cultura de grãos, avicultura, pastagem ou mesmo reflorestamento - afirmou Casildo. (Fonte: Agência Senado)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS