Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 15:28 - A | A

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 15h:28 - A | A

INVESTIMENTO

Sistema de monitoramento por câmeras na colheita de eucalipto melhora gestão operacional

Com a atitude, a estratégia fabril resultou em mais segurança, qualidade nas operações e ganhos de produção de até 10%

Gian Nascimento
De Três Lagoas para o Capital News

Divulgação

Sistema de monitoramento por câmeras na colheita de eucalipto melhora gestão operacional

Os técnicos de operação analisam e desenvolvem os pontos a serem melhorados

A Fibria segue investindo em tecnologia para aumentar a produtividade em sua unidade em Três Lagoas. É através do Projeto Floresta Inteligente desenvolvida pela empresa, que máquinas de operações florestais foram equipadas com câmeras e passaram a ser monitoradas.

Com a atitude, a estratégia fabril resultou em mais segurança, qualidade nas operações e ganhos de produção de até 10%. As máquinas receberam duas câmeras cada – uma interna e outra externa -, que acompanham todos os movimentos dos equipamentos.

Com os vídeos, os técnicos de operação analisam e desenvolvem os pontos a serem melhorados, o que inclui indicativos para garantir a capacitação dos operadores e o respeito às normas de segurança e ergonomia. As imagens ficam armazenadas por 10 dias e os técnicos têm acesso a todo o conteúdo.

Segundo Tomás Balistiero, gerente-geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul, "As imagens captadas trazem dados importantes, que permitem identificar detalhes como resíduos nas pilhas de madeira e movimentos desnecessários das máquinas. Isso possibilitou a melhoria da gestão das atividades e trouxe benefícios para a produtividade, além de elevar a taxa de vida útil dos equipamentos", afirmou.

Projeto Floresta Inteligente
A Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização no Projeto Floresta Inteligente, liderado pela área Florestal. Foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados até o momento.

Comente esta notícia