Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Rural Quarta-feira, 09 de Julho de 2008, 13:48 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2008, 13h:48 - A | A

Troca de Ovinos’ incentiva produção em São Gabriel

Da Redação - (DA)

Pequenos produtores de São Gabriel do Oeste recebem hoje (9), por meio de um Termo de Comodato, 75 borregas prenhas do projeto “Troca de Ovinos”. Ano passado outras 90 fêmeas foram entregues a produtores de Terenos, Rochedo e da Capital.

A entrega será feita pela secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) e acontece na Fazenda Escola Três Barras, no Centro Tecnológico de Ovinos (CTO), a partir das 14 horas.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com a Fundação Manoel de Barros, a iniciativa projeta-se como uma alternativa de renda viável para os pequenos produtores, com retorno em curto prazo e investimento seguro.

Cada um dos cinco beneficiários receberá 15 animais que, ao longo de quatro anos, terão que ser devolvidos em igual número. Os mesmos serão novamente repassados a outros produtores selecionados em regime de comodato (sendo que a produção dessas matrizes passa a pertencer ao produtor).

“É um Projeto progressivo que, através da multiplicação do rebanho fixo (atualmente 300 matrizes estão alojadas no CTO), se auto sustenta beneficiando toda a cadeia produtiva”, esclarece a secretária executiva da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura, Mariana Gilberti.

Para participar do Programa os interessados devem se cadastrar junto a Seprotur ou Agraer. Uma vez listados no banco de cadastro, os municípios são apresentados aos membros da Câmara que discutem a viabilidade sócio-economica da atividade nas regiões demandadas.

Após a seleção, os beneficiários passam por um processo de capacitação e treinamento em Manejo Básico de Ovinos. Já contemplados, os mesmos passam a contar com assistência técnica da Agraer e da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Mais informações pelo telefone (067) 3318-5014. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS