Sexta-feira, 14 de Junho de 2024


Saúde Quarta-feira, 10 de Junho de 2015, 16:16 - A | A

Quarta-feira, 10 de Junho de 2015, 16h:16 - A | A

Caravana da Saúde

Agentes Comunitários e de Endemias de Três Lagoas recebem capacitação

Funcionários receberam orientações sobre os sintomas das doenças Zika, Chikungunya e Dengue

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

caravana de saude

Agente receberam orientações sobre as doenças Zika, Chikungunya e Dengue.

A Caravana da Saúde realizou nesta quarta-feira (10), em Três Lagoas, ações e orientações aos trabalhadores da Saúde. No Auditório da Aems, agentes de Endemias e Comunitários receberam informações ao longo do dia do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria do Estado de Saúde, sobre os sintomas desenvolvidos pela Zika, Chikungunya e Dengue, que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.


Segundo o responsável pela capacitação, o coordenador do Departamento de Controles de Vetores do Estado de Saúde, Gilmar Cipriano Ribeiro, o objetivo é capacitar os trabalhadores na prestação de informações para a população. “É uma forma de esclarecer como cada doença se desenvolve e esperamos que todos possam colocar em prática este trabalho”, disse.


Cerca de 250 pessoas participam das orientações, sendo que a capacitação contou também com a presença dos agentes do Município de Água Clara. A equipe realizou a capacitação na terça-feira (09), em Bataguassu com os agentes daquele município, além da participação das Cidades de Brasilândia e Santa Rita do Pardo. No total, são oito horas de capacitação.


Além disso, também foram realizadas orientações a respeito da vigilância ambiental, sendo abordados tais assuntos, como, resíduos sólidos, cuidado e destinação correta de inseticidas.
O grupo retorna nos dias 24, 25 e 26 de junho para uma nova capacitação destinada exclusivamente aos coordenadores de vetores, vigilância epidemiológica, assistência e unidades de saúde, abordando diversos assuntos na área da saúde.


Três Lagoas é o terceiro município sede do Estado a receber a Caravana da Saúde, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Três Lagoas. A ação acontece de 09 a 18 de junho, no Arenamix, com atendimento em diversas especialidades da Saúde, sendo que nos dias 13 e 14, serão oferecidas várias ações de cidadania para a população.


A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que todos os pacientes cadastrados para receberem os atendimentos na Caravana da Saúde, estejam de preferência alimentados, com os documentos pessoais, como RG e cartão SUS e aqueles que tiverem acima de 60 anos levarem um acompanhante.

(Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia