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Três Lagoas Quinta-feira, 12 de Junho de 2014, 08:15 - A | A

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014, 08h:15 - A | A

Alunos elaboram projeto de meio ambiente com utilização da água em Três Lagoas

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Escola Municipal Parque São Carlos recebeu do Instituto International Paper (IIP), 12 torneiras temporizadas, instaladas nos dois banheiros existentes na estrutura do local, a fim de colaborar para redução do consumo de água, evitando assim o desperdício. A iniciativa é fruto de um diagnóstico percebido por um grupo de alunos da escola, durante desenvolvimento do projeto Educação para Sustentabilidade Natureza & Corpo, executado desde 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que é uma das frentes do Instituto International Paper.

Durante uma ação de educação ambiental com os monitores do projeto, os estudantes detectaram desperdício de água na escola e, neste sentido sugeriram e instalação de torneiras temporizadas. A expectativa é reduzir até 201.480 litros de água em um ano. As torneiras consomem até 40% menos água do que as torneiras convencionais. A parceria com Instituto Internacional Paper estimula a conscientização ambiental dos jovens. O integrante do Departamento de Sustentabilidade Gabriel Lima declarou que é importante “unir vários segmentos em prol de um único objetivo, principalmente quando falamos de água”, explicou.

Segundo informações da assessoria da prefeitura de Três Lagoas, a diretora da Escola, Viviane da Silva Corrêa, explica que o projeto é desenvolvido no período contrário as aulas, onde o alunos recebem, uma vez por semana, capacitações para executarem a prática de plantio, cultivo, adubagem e outros fatores. A Escola reserva espaço para uma horta de plantas medicinais, mantida pelos próprios alunos, integrantes do projeto, com auxílio dos monitores.

Meio ambiente
O projeto que trata de um ato de educação ambiental, onde participam cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano, (12 a 16 anos) tem por objetivo formar multiplicadores de conceitos e práticas de conservação ambiental e propõe a contribuição do desenvolvimento sustentável da própria comunidade local.

 

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