Sábado, 15 de Junho de 2024


Três Lagoas Terça-feira, 24 de Junho de 2014, 18:40 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2014, 18h:40 - A | A

Alunos retratam a Copa do Mundo em placa de celulose

Malu Cáceres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em ritmo de Copa do Mundo, os alunos do projeto Arte no Bairro, realizado em parceria com a Casa da Cultura de Três Lagoas, com uma empresa local, transferem para a placa da celulose a emoção da torcida brasileira. Já é o quarto ano do projeto, que atendeu mais de 300 jovens e resultou em cerca de 1.500 telas. O objetivo de fomentar a arte e a construção da cidadania por meio da pintura a óleo em placas de celulose, elevando a auto-estima e diminuindo a ociosidade.

Os alunos recebem todo o material para a execução do curso e antes da parte prática de cada estilo que será praticado, a professora da arte, Ava Costa, ministra uma aula sobre a arte em questão para que os aspirantes à pintura tenham conhecimento sobre o tema que colocaram sobre a tela. Com a chegada da Copa, os participantes irão homenagear o esporte mais popular do país, o futebol. “A proposta do tema é homenagear o futebol no seu grande momento que é a Copa do Mundo, promovendo um espaço que mostrará seu valor. Para as pinturas a referência será os artistas Ivan Cruz, Romero Britto, Adélio Sarro”, explica a coordenadora do projeto, Nilva Barrozo.

Dos artistas apresentados, o que os estudantes mais gostam de expressar é o artista plástico brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Romero Britto. Como inspiração, recentemente Britto presenteou o jogador Neymar com uma tela de sua autoria, que vai ao encontro com o tema proposto no projeto, a Copa. Após a conclusão das telas dos 55 alunos, a intenção é realizar é uma exposição. “É importante mostrar para a comunidade o resultado do projeto e o potencial dos jovens, que fazem tudo com muita dedicação e carinho”, explica Nilva.

No segundo semestre, os jovens estudarão e retratarão temas como a Preservação Ambiental, flora sul-mato-grossense, outono e as belezas das embarcações. As aulas do projeto Arte no Bairro são realizadas duas vezes por semana na Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Piloto em Três Lagoas.
 

Comente esta notícia