00:00:00 Sábado, 27 de Julho de 2024


Três Lagoas Quinta-feira, 17 de Outubro de 2013, 17:31 - A | A

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2013, 17h:31 - A | A

Arte em placa de celulose retrata o progresso de Três Lagoas

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com o tema “Três Lagoas, da Celulose ao Progresso”, a Casa da Cultura, em parceria com a Fibria, expõe até o dia 31 de outubro, na Biblioteca Municipal Rosário Congro, 28 telas criadas pelos alunos do projeto Arte no Bairro, que retratam as principais indústrias de Três Lagoas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Fibria apoia a iniciativa desenvolvida pela artista plástica Nilva Barroso, que desenvolveu a técnica pioneira da pintura a óleo sobre a placa de celulose.

Em virtude do crescimento industrial de Três Lagoas, a ideia foi apresentar aos alunos um breve histórico sobre as principais indústrias do município. “A nossa cidade teve um crescimento muito grande nos últimos anos e muitos alunos não sabiam que havia empresas tão importantes de segmentos diversos em nosso município”, explica Nilva.

Durante as aulas de história da arte, a professora Ava Costa comentou sobre o surgimento do papel e da matéria prima celulose. “É importante que os alunos conheçam as várias utilidades do eucalipto, que além da fabricação do papel também está inserido na arte, pois ele é o componente fundamental na transformação da celulose em obras de arte através do projeto Arte no Bairro”.

O vice-prefeito Luiz Akira, que esteve presente na cerimônia de abertura, parabenizou a Fibria e a Casa da Cultura pela iniciativa do projeto. “Desde quando a Fibria chegou ao município ela tem sido parceira da administração e não tem medido esforços quanto a iniciativas sociais e sustentáveis. Quero agradecer, em especial, este projeto por dar a oportunidade dos nossos jovens conhecerem a arte e ocupar o tempo livre com a cultura.”

Em sete meses, em 2013, o projeto já atendeu mais 130 alunos que resultaram em cerca de 500 telas. Atualmente o projeto é realizado no bairro Guanabara e no bairro JK, e o objetivo é que a ação social atenda até dezembro 250 jovens na faixa etária de 12 a 29 anos.
 

Comente esta notícia