Atletas de futebol das categorias de base, nascidos entre 1996 e 2000, serão avaliados pelo observador técnico do Clube de Regatas Flamengo, em Três Lagoas. A “peneirada” será nos dias 15 e 16 de setembro no Centro de Treinamento Avançado de Futebol (CTAF) e a participação será gratuita.
Thiago Araújo estará presente no campo do projeto social Centro de Treinamento Avançado de Futebol para acompanhar os treinos e, possivelmente, selecionar talentos para o clube carioca.
A peneira tem como foco avaliar os alunos do próprio CTAF, porém Tiago Paulista, seu idealizador e gestor, estendeu a oportunidade para atletas sub-11 a sub-17 de outras escolinhas e até mesmo de outras cidades. No entanto, os interessados não matriculados no projeto deverão comparecer ao campo do CTAF-OT, para uma pré-seleção, que ocorrerá a partir deste sábado (7) até o próximo sábado (14). A oportunidade só será aberta a quem participar da pré-seleção.
“Nosso objetivo é apresentar atletas que estiverem melhor preparados e, por isso, antes da peneira, faremos uma primeira avaliação, principalmente porque eu também não conheço estes novos jogadores”, explicou Tiago. Com esta medida, o avaliador terá uma quantidade menor de meninos para observar, o que também resulta em melhor trabalho para ele e maiores chances aos atletas.
Tiago ainda informou que o advogado e ex-diretor jurídico do Flamengo, Carlos Portinho, que atua com captação de talentos no futebol de base, também virá a Três Lagoas conhecer o projeto e participar da observação.
“Temos enviado muitos talentos para fora da cidade. Muitos meninos estão sendo avaliados, temos atletas alojados em clubes de grande porte, como o São Paulo e Avaí. Temos um atleta monitorado pelo Corinthians, que está viajando uma vez por mês para São Paulo, para treinar com a equipe sub-13 do Parque São Jorge. Temos atletas em várias equipes do estado de São Paulo e no sul do país. Os observadores querem conhecer o trabalho e saber o porquê de Três Lagoas revelar tantos talentos”, disse Tiago Paulista.