Sexta-feira, 14 de Junho de 2024


Três Lagoas Quarta-feira, 09 de Abril de 2014, 14:29 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2014, 14h:29 - A | A

Ciclista carioca, que pedalou por oito países, visita Três Lagoas

Da Redação

Mecânico de profissão, ciclista pela paixão e consciência. Cláudio Rodrigues, carioca de 43 anos já percorreu oito países da América do Sul nos últimos três anos e meio em cima de uma bicicleta, tudo em prol da consciência ambiental.

Nesse tempo, ele já percorreu quase 30 mil quilômetros e gastou 12 pneus, três jogos de transmissão e 50 pares de freio. O próximo destino, depois da parada em Três Lagoas, é o Rio de Janeiro, cidade onde mora. Porém, tem planos de fazer um tour pela Europa... Claro! Em cima de sua fiel escudeira... A bicicleta.

“Minha intenção é promover a preservação ambiental, os benefícios de usar bicicleta, um meio de transporte que não polui e é de fácil acesso a todos”, explica Claudio.

DIFICULDADES

Nesses quase três mil quilômetros de pedalada, Rodrigues enfrentou dificuldades das mais variadas. “Na Bolívia, a altitude é um grande desafio, pois você pedala 100 metros e não consegue mais respirar. Tive sangramento no nariz e sensação de desmaio. Também encarei frios de 4°C negativos nos Andes”, comenta.

Rodrigues faz sua viagem em uma bicicleta simples, contando com uma caixa de equipamentos na garupa, que leva estampado, em espanhol, o nome da expedição – Expedição Sul-Americana Salve o Planta – e uma “carretinha”, com mais pertences, somando quase 50 quilos.

“Vi muita miséria por onde passei, além do desrespeito ao meio ambiente. Em uma comunidade de pescadores na Colômbia, o povo morava em um mangue aterrado ilegalmente, e a água onde eles jogam dejetos é a mesma que consomem e tiram peixes para sobreviver. Vi muitos problemas sociais. Pretendo escrever um livro sobre essa minha jornada”, anunciou.

TRÊS LAGOAS

O ciclista diz que não sabe ao certo até quando vai ficar em Três Lagoas, mas planeja ficar ao menos até o fim de semana, para prestigiar a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, que acontece nos próximos dias 12 e 13. No Espaço Arena Mix.

“É bom receber ele aqui. É um grande incentivo ao esporte, pois em Três Lagoas é comum o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, ele trás a consciência ambiental, algo muito discutido hoje e dia. É um herói da estrada que luta por uma causa nobre”, comentou Walter da Silva, secretário de Juventude, Esporte e Lazer
(Da assessoria)
.

Comente esta notícia