Sábado, 15 de Junho de 2024


Três Lagoas Terça-feira, 16 de Julho de 2013, 11:56 - A | A

Terça-feira, 16 de Julho de 2013, 11h:56 - A | A

Cultura está com inscrições abertas para Oficinas de Máscara Neutra e Expressiva

Da Radação

O Departamento Municipal de Cultura está com vagas abertas para interessados em participar das Oficinas Formativas em Três Lagoas, destinadas a atores profissionais e amadores, de 25 a 28 de julho, no Galpão da Antiga Estação Ferroviária - N.O.B., a partir das 14h.

Os interessados em participar das atividades formativas já podem se inscrever no Departamento de Cultura de Três Lagoas, “Espaço Identidade”, das 7h às 11h e das 13h às 17h, atentos para limitação de 30 vagas para cada oficina.

As duas oficinas competem ao aprendizado de Técnicas de Máscara Neutra, ministradas nos dias 25 e 26, das 14h às 20h, e de Máscara Expressiva, ministradas no dia 27 das 14h às 20h e dia 28 das 12h às 17h30 pela Artista Teatral,Juliana Calligaris, que é Mestre em Linguística e Teatro pela Universidade de Campinas – Unicamp.

A capacitação é uma parceria entre a artista e o Grupo de Teatro Identidade, com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que tem por objetivo despojar o ator de vícios cênicos, oferecendo instrumentos para uma compreensão da própria corporeidade e fisicalidade, individualmente e em coletivo. A pesquisa começa com exercícios pré-expressivos, que levarão à expressividade exigida pelo teatro, culminando num exercício cênico que poderá ser apresentado ao público.

COMPOSIÇÃO DAS OFICINAS

Técnicas de Máscara Neutra: Composição Cênica; Improvisação; Interpretação – “O Desmascaramento do Ator pela Via da Máscara Neutra”.

Máscara Expressiva: O Silêncio da Máscara e a Persona que Fala – “Técnicas de Máscara Expressiva e Semi-Expressiva: Composição Cênica; Improvisação.

Cada inscrito receberá as apostilas de estudos: “Antropologia Teatral” de Eugênio Barba e outro sobre “Comédia Dell’Arte”, que deverão ser lidas antes da realização das oficinas. Também será exigido aos participantes/inscritos que assistam dois filmes italianos chamados: “As viagens do Capitão Tornado” e “O Incrível Exercito de Brancaleone”, que serão exibidos no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, na terça-feira, 23 de junho, às 18h.

A Máscara Neutraé um grande instrumento para desenvolver tecnicamente os trabalhos físicos e de escuta tempo-rítmica e o trabalho intuitivo. Conhecida como a primeira de todas as máscaras, a máscara neutra abre o caminho para o ingresso à linguagem da máscara expressiva na cena teatral.

A Máscara Expressiva é conhecida como uma segunda etapa após a utilização da Máscara Neutra e Semi-Neutra, abre o caminho para o ingresso ao sistema ainda mais depurado da tradução bio-mecânico-emocional do que seja a expressividade expandida do ator.

ARTISTA

Juliana Calligaris cursou Filosofia e formou-se em Artes Cênicas pela Unicamp, com pós-graduação em Simbologia Teatral pela ECA – USP. Atriz, professora, diretora e pesquisadora teatral desde 1991, quando fundou o Grupo Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas/ Cia. “e Liga” de Teatro. Atualmente dirige o espetáculo com temática indígena, “O Pequeno Senhor do Tempo”, de Raphael Júdice. Dirige o novo espetáculo da Cia. da Casa Amarela, “Ana Luz”, baseado no conto “A Pequena Vendedora de Fósforos” de Hans Christian Andersen e na obra de João Guimarães Rosa. Dirige e atua no espetáculo solo “Janela Sobre Uma Mulher – I”, baseado na antropologia teatral de Eugenio Barba.

A artista é colaboradora no cenário Artístico de Três Lagoas desde 2011, quando neste ano (2013) começou a acompanhar a programação do evento “Semana Cultural – MS EM CENA” como observadora crítica, sendo que a mesma também cooperou com este mesmo evento no ano anterior (2012), como membro da Comissão de Seleção. (Da Assessoria)
.
 

Comente esta notícia