Quinta-feira, 20 de Junho de 2024


Três Lagoas Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 18:22 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 18h:22 - A | A

Em Três Lagoas crianças participam de Educação no Trânsito

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

O projeto Educação no Trânsito aconteceu na manhã desta quarta-feira (7) nos semáforos da rua Paranaíba, no Relógio Central, em Três Lagoas. A ação foi realizada pela prefeitura municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran) e Polícia Militar Rodoviária de Mato Grosso do Sul. Crianças do programa social “Patrulha Mirim de Educação no Trânsito” participaram ativamente

A ação que tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres continua na quinta-feira (8), das 8h30 às 11 horas, no mesmo local para orientar pedestres quanto à travessia segura em local com faixa junto à sinalização dos semáforos.

O Sargento da PMR, Sérgio Lopes, um dos instrutores do projeto, explicou como foram os primeiros seis meses de trabalho com os alunos do Programa Patrulha Mirim de Educação no Trânsito.

“Nos primeiros seis meses, eles foram preparados para ações como a de hoje e percebemos que estão atentos e sugando ao máximo todo aprendizado. Temos uma série de atividades pré-agendadas, como visita ao Deptran e Polícia Militar e pretendemos desenvolver muitos projetos neste Programa que está somente no início”, explicou Lopes.

A coordenadora do Crase “Coração de Mãe”, Nilce Figueiredo, lembra que os alunos participam das demais atividades que o Crase oferece “como música, esporte, teatro e outros, pois todo saber e conhecimento é bem vindo além de ajudá-los a perder a timidez e no maior envolvimento social”, explica Nilce.

Na ocasião, os alunos do Programa entregaram uma minicartilha explicativa, com orientações sobre a segurança no Trânsito e ficavam posicionados, junto aos demais monitores com a figura de uma “Mão” que simboliza o “Sinal da Vida”, o mesmo sinal que deve ser feito pelo pedestre indicando ao motorista que o mesmo precisa atravessar a faixa.

O Programa “Patrulha Mirim de Educação no Trânsito” foi criado no Município no dia 18 de abril deste ano, fazendo com que Três Lagoas fosse a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a ter o Programa. É uma Parceria da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social junto ao comando da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária. Tem como objetivo educar e orientar crianças e adolescentes, formando cidadãos que sejam agentes multiplicadores na segurança do trânsito bem como, desenvolver atitudes de respeito em relação ao próximo e a comunidade.

O trabalho de educação no Trânsito com os Patrulhas Mirins tem como objetivo desenvolver a cultura da “Paz no Trânsito” e é no CRASE “Coração de Mãe”, de segunda-feira a sexta-feira, no período matutino atendendo 30 alunos oriundos da Rede Pública de Ensino.
 

Comente esta notícia