Segunda-feira, 24 de Junho de 2024


Três Lagoas Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 19:00 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 19h:00 - A | A

Escola de Três Lagoas pode reduzir mais de 200 mil litros de água no ano

Da Redação (MC)

Um grupo de alunos da Escola Parque São Carlos, em Três Lagoas, durante desenvolvimento do projeto ambiental Natureza & Corpo, do Instituto Internacional Paper, detectou desperdício de água e propôs instalação de torneiras temporizadas. A Escola  recebeu do Instituto International Paper (IIP), 12 torneiras temporizadas, instaladas nos dois banheiros existentes na estrutura do local, a fim de colaborar para redução do consumo de água, evitando assim o desperdício.

A iniciativa é fruto de um diagnóstico percebido por um grupo de alunos da escola, durante desenvolvimento do projeto Educação para Sustentabilidade Natureza & Corpo, executado desde 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que é uma das frentes do Instituto International Paper. Durante uma ação de educação ambiental com os monitores do projeto, os estudantes detectaram desperdício de água na escola e, neste sentido sugeriram e instalação de torneiras temporizadas.

De acordo com informações da assessoria da prefeitura de Três Lagoas, a expectativa é reduzir até 201.480 litros de água em um ano. As torneiras consomem até 40% menos água do que as torneiras convencionais.A parceria com Instituto Internacional Paper estimula a conscientização ambiental dos jovens. O integrante do Departamento de Sustentabilidade Gabriel Lima declarou que é importante “unir vários segmentos em prol de um único objetivo, principalmente quando falamos de água”, explicou. A diretora da Escola, Viviane da Silva Corrêa, explica que o projeto é desenvolvido no período contrário as aulas, onde o alunos recebem, uma vez por semana, capacitações para executarem a prática de plantio, cultivo, adubagem e outros fatores.

A Escola reserva espaço para uma horta de plantas medicinais, mantida pelos próprios alunos, integrantes do projeto, com auxílio dos monitores.

NATUREZA & CORPO

O projeto que trata de um ato de educação ambiental, onde participam cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano, (12 a 16 anos) tem por objetivo formar multiplicadores de conceitos e práticas de conservação ambiental e propõe a contribuição do desenvolvimento sustentável da própria comunidade local.

Comente esta notícia