O governador André Puccinelli recebeu nesta terça-feira (23) a visita dos membros da empresa Rede Brasil Máquinas e representantes da empresa chinesa Lonking, na qual discutiram a construção de uma fábrica em Três Lagoas. Durante a reunião foram tratados investimentos, parcerias e a projeção para futuras instalações.
O projeto, que é avaliado em R$ 200 milhões, tem como objetivo a construção de máquinas e equipamentos da Linha Amarela, que envolve o setor da construção civil, como escavadeiras, carregadeiras, retroescavadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas.
“Além da infraestrutura logística, com rodovias, ferrovias e aeroportos, Mato Grosso do Sul tem, junto aos municípios, os melhores incentivos fiscais e tributários para a instalação de novos empreendimentos”, afirmou o governador durante a reunião.
André destacou o potencial do Estado para o mercado de maquinário e a grande demanda neste segmento. “É um forte produtor agrícola, junto aos outros Estados do Centro-Oeste, São Paulo e Paraná e necessita de pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, empilhadeiras, motoniveladoras para atender a demanda da produção rural e a construção civil”, prosseguiu.
Segundo os empresários, a fábrica poderá gerar 1,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, e terá capacidade para produzir duas mil máquinas por ano que também serão exportadas para toda a América do Sul.
O presidente da Loking Holdings Limited, Qiu Debo, afirmou que Mato Grosso do Sul é a primeira opção de investimentos no Brasil. “O mercado brasileiro é a nossa preferência para a instalação de um fábrica e Três Lagoas é a nossa primeira opção”, ressaltou.
Fundada em 1993, Lonking Holdings Limited ("Lonking") é uma das maiores fabricantes de máquinas de construção na China. Possui 19 subsidiárias e quatro bases de produção localizadas respectivamente em Fujian, Xangai, Jiangxi e He'nan, cobrindo mais de três milhões de metros quadrados.
Em 2012, o faturamento da Lonking chegou a R$ 3 bilhões.