O município das Três Lagoas, no leste do Estado, o bolsão do trecho, e que recentemente virou a capital da celulose, comemora sua emancipação política no dia 15 de junho, ocorrida há 98 anos.
Fundada em 1915, a colonização da cidade iniciou três décadas antes, por fazendeiros que lá chegaram, vindo de São Paulo. Como em todo o Mato Grosso do Sul, na região vivia a tribo indígena dos Ofaié.
Um grupo da família Macro-Jê, os Ofaié descendem das civilizações indígenas do Chaco, na Bolívia. Constituíam-se de coletores, caçadores e pescadores, e eram nômades nas terras localizadas entre os hoje denominados Rio Paraná e a Serra de Maracaju, limitando-se ao norte por volta da latitude do Rio Sucuriú.
A partir do século XVIII, a região de Três Lagoas e seus habitantes, os Ofaié, passaram a sofrer com as visitas dos bandeirantes paulistas, em excursões para reconhecimento de território. Já em 1829, uma expedição enviada por João da Silva Machado, Barão de Antonina, e chefiada por Joaquim Francisco Lopes, visando a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Francisco, atravessou o Rio Paraná e fez contato com os índios, que eram dóceis. Também faziam parte dessa entrada Januário Garcia Leal e outros sertanistas.
A vila de Três Lagoas recebe foros de cidade pela Resolução nº. 820, de 19 de outubro de 1920, durante o governo de Dom Francisco de Aquino Corrêa, governador de Mato Grosso Uno. Comemora-se, no entanto, em 15 de junho, a emancipação política de Três Lagoas. Ainda no início da década de 1920, a área restante do município, cerca de três mil e seiscentos hectares, é doada pelo governador do então estado de Mato Grosso, Celestino da Costa. O terreno é demarcado em 1921 pelo engenheiro Sampaio Jorge e loteada como área suburbana.
Atual
Três Lagoas é governada pela prefeita Márcia Moura (PMDB), Hoje o município responde atualmente, por 50% do volume de exportação industrial do estado de Mato Grosso do Sul, sendo os principais itens a celulose e o farelo de soja. A importação também segue crescente, devido à demanda necessária para a produção das indústrias instaladas no Município, tendo como principais produtos de consumo industrial os materiais têxteis, cereais e siderurgia.
A Cidade possui quase 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte. Três Lagoas também é conhecida industrialmente pela sua potencialidade logística, possuindo três modais (hidrovia, ferrovia e rodovia).
Três Lagoas é o polo industrial do estado de Mato Grosso do Sul, apesar de não ser a maior em volume econômico, com o segundo maior PIB Industrial do Estado. As fábricas da Mabel, Fibria e ainda a da Petrobras (em construção, fertilizantes) estão no município.
Neste sábado(15), o governador André Puccinelli vai prestigiar as festividades no município onde inaugura o Aeroporto Municipal Plinio Alarcom e participa da Abertura da 36ª Expotrês.
A solenidade de inauguração do Aeroporto Municipal acontece às 18h30. As luzes da pista de aterrissagem vão se acender pela primeira vez com o voo noturno inaugural que levará o governador André Puccinelli para as festividades de aniversário do município. No total foram investidos mais de R$ 5 milhões em obras da pista, receptivo e melhoria do local. Durante a inauguração estará exposta para visitação a aeronave ATR-72, que será utilizada para os voos operados pela empresa Passaredo Linhas aéreas.