Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


Três Lagoas Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, 09:41 - A | A

Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, 09h:41 - A | A

Fibria em Três Lagoas avança rumo a excelência

Da Redação. Capital News (www.capitalnews.com.br)

Atuar de forma responsável e transparente é um dos valores ligados à conquista da oitava certificação da Fibria desde o início da operação em Três Lagoas. Na última semana, a empresa passou pela auditoria da ISO (International Organization for Standardization), que em português significa Organização Internacional para Padronização, e conquistou a certificação da Indústria nas normas ISO 9001 e 14001.
Desde 2008, a Fibria mantêm as certificações florestais ISO 9001, ISO 14001, Manejo Florestal FSC® e CERFLOR, e Cadeia de Custódia FSC® e CERFLOR/PEFC. As certificações atestam a sustentabilidade das operações da empresa em seu negócio no mercado global de produtos florestais.

Para o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, esse certificado é mais que um atestado de boas práticas de responsabilidade socioambiental na gestão das florestas da Fibria. “Mostra também a seriedade com que abraçamos o compromisso assumido com a sociedade ao iniciarmos nossas atividades, três anos atrás: desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável da vida e dele obter valor econômico, gerando lucro admirado ao promover a conservação ambiental, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida”.

O gerente geral da Fibria em Três Lagoas, Renato Ottoni, lembrou que foram dois anos de preparação que exigiram muita dedicação das equipes, tanto daquelas que estiveram diretamente envolvidas no processo, como de todas as demais que tiveram de incorporar mudanças em suas rotinas. “Este resultado somente foi possível com o comprometimento e a dedicação de todos os profissionais, próprios e provedores, 3.200 pessoas aproximadamente, entre Industrial e Florestal”, ressaltou.

A conquista das certificações é fundamental para uma empresa que tem em sua estratégia de negócio a preocupação com a sustentabilidade, conforme apontou a gerente geral de Operações Florestais da Fibria, Claudia Steiner. “Para nós que somos uma empresa de base florestal, que produz madeira através de plantios renováveis, é vital termos certificações que validem a qualidade dos nossos processos e os três pilares de sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”.

Cláudia também destacou a atitude de cada profissional. “Parabenizo todos os profissionais da Florestal e das áreas de apoio pelo foco e comprometimento com o nosso sistema de gestão e com nossas crenças e valores, pois é a atitude de cada um no dia a dia que nos permite atingir resultados tão relevantes”. De acordo com o consultor de Sistemas de Gestão da Fibria, Cláudio Pedrassoli Júnior, o modelo de gestão da empresa visa garantir as principais certificações exigidas pelo mercado e partes interessadas, com forte ênfase para as questões de qualidade, segurança do trabalho, social e ambiental, e de adoção de práticas responsáveis na cadeia produtiva da celulose.

Entre as vantagens para a empresa, as certificações atestam a imagem sustentável; possibilitam o acesso a novos mercados, a redução e/ou eliminação de acidentes ambientais, evitando, com isso, custos de remediação; e incentivam o uso racional de energia e dos recursos naturais.

Conheça as certificações da Fibria em Três Lagoas (anexo):
1- ISO 9001 Florestal
2- ISO 14001 Florestal
3- Manejo Florestal CERFLOR
4- Manejo Florestal FSC®
5- Cadeia de Custódia CERFLOR
6- Cadeia de Custódia FSC®/CW
7- ISO 9001 Industrial
8- ISO 14001 Industrial

Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 1,077 milhão de hectares, dos quais 405 mil são destinados à conservação ambiental. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia