Segunda-feira, 24 de Junho de 2024


Três Lagoas Sábado, 15 de Junho de 2013, 09:39 - A | A

Sábado, 15 de Junho de 2013, 09h:39 - A | A

Governador prorroga incentivos fiscais para Paper

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador André Puccinelli (PMDB) assinou um termo aditivo que prorroga os incentivos fiscais concedidos à fábrica Internacional Paper (IP), instalada em Três Lagoas. O termo, assinado na última quarta-feira (12), está embasado na lei 4.285/12 e no decreto governamental 13.606/13, que estende os incentivos fiscais para os empreendimentos industriais no Estado.

Líder global na fabricação de papéis e embalagens, a International Paper, fabrica uma gama de produtos de uso diário, como papéis não revestidos, além de embalagens industriais e para consumidores. Por meio da Xpedx, a empresa também oferece papéis para impressão, produtos para embalagem, artes gráficas e produtos industriais e de manutenção.

Segundo o atual presidente da IP, Jean Michel Ribéiras, e vice-presidente sênior da IP e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (Emea) e Rússia, Mato Grosso do Sul é um Estado promissor para as indústrias. “Aqui temos apoio do governo do Estado e pessoas dedicadas. Temos 80% dos nossos recursos humanos daqui do Estado, graças à parceria com o Senai e Fiems. Muitos são jovens dedicados ao trabalho. Agora, com a prorrogação dos incentivos fiscais, temos a possibilidade de expandir os negócios. Poderíamos escolher qualquer outro lugar mas optamos por Mato Grosso do Sul pelo grande apoio e parceria que temos e um bom diálogo com o governo e prefeitura”, afirmou Ribiéras.

Em operação desde 2009 em Três Lagoas, a fábrica possui uma máquina capaz de fabricar até 140 resmas de papel Chamex por minuto, e opera com algumas das tecnologias mais avançadas do mercado. Recebeu investimentos de U$S 300 milhões e produz 200 mil toneladas de papel/ano (A4 para imprimir e escrever).

Para o gerente de Relações Governamentais da IP América Latina, Eduardo Fonseca, a prorrogação dos incentivos fiscais deve auxiliar na aprovação do plano de expansão da empresa, a ser apresentado em agosto deste ano, aos diretores da empresa em Memphis/EUA. A expansão envolve a aquisição de mais uma máquina de papel, voltada para a fabricação de papel offset (para gráficas) e que será instalada na unidade de Três Lagoas.

Estiveram presentes na reunião o novo presidente da Internacional Paper América Latina, Glenn Landau; vice-presidente sênior da IP e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (Emea) e Rússia, Jean Michel Ribiéras; gerente de Relações Governamentais da IP América Latina, Eduardo Fonseca; secretária de Governo e vice-governadora, Simone Tebet; secretário de Estado de Fazenda, Jader Rieffe e representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e Senai.
 

Comente esta notícia