Terça-feira, 25 de Junho de 2024


Três Lagoas Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2012, 16:15 - A | A

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2012, 16h:15 - A | A

Maior fábrica de celulose do mundo será inaugurada dia 12 em Três Lagoas

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A maior fábrica de celulose em linha única do mundo será inaugurada no dia 12 de dezembro, em Três Lagoas. Chamada Eldorado, a fábrica criou 9 mil empregos durante a fase de construção e estima-se a criação de até 30 mil empregos diretos e indiretos após operação.

Com investimento de R$ 6,2 bilhões e receita estimada de US$ 1 bilhão por ano, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) divulgou em sessão desta quinta-feira (06) que a fábrica vai incrementar em 0,6% o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Segundo o deputado, a fábrica já adquiriu 400 vagões de trem para escoar a produção até o Porto de Santos, no Estado de São Paulo. A capacidade da indústria será de produzir cerca de 1,5 milhão de tonelada por ano de celulose branqueada. A exportação será principalmente para os mercados produtores de papel da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Segundo informações da empresa, a fábrica está situada no Km 231 da Rodovia BR 158 e possui uma logística para recebimento de matéria prima e escoamento de sua produção, pelo transporte ser favorecido pela presença de rodovias, ferrovias e a hidrovia Tietê-Paraná. Estes modais permitem escoar a produção até o Porto de Santos no Estado de São Paulo.

A empresa ainda destaca que visou otimizar sua matriz energética. A fábrica será autossuficiente em energia elétrica produzida a partir de biomassa e contribuirá para o uso consciente dos recursos naturais. A cidade de Três Lagoas foi escolhida por ter relevo, solo, clima, infraestrutura e logística.
 

Comente esta notícia