Sábado, 15 de Junho de 2024


Três Lagoas Quarta-feira, 28 de Maio de 2014, 14:00 - A | A

Quarta-feira, 28 de Maio de 2014, 14h:00 - A | A

Movimento “Maio Amarelo” conscientiza pedestres e condutores

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), promoveu ação educativa de conscientização do Movimento “Maio Amarelo”, na manhã desta quarta-feira (28), no Centro.

A ação consistiu em blitz educativa de distribuição de panfleto e fitinha amarela aos pedestres e condutores, com informações sobre o comportamento que se deve adotar no trânsito, levando a todos a mensagem do “Maio Amarelo”, que é a “Atenção Pela Vida”.

Essa ação contou com a participação de Agentes de Trânsito e equipe do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Nesta semana, o Departamento Municipal de Trânsito afixou uma faixa amarela no Relógio Central, símbolo oficial do Movimento “Maio Amarelo”, instituído em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para definir o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O Movimento “Maio Amarelo” surgiu e convida a todas as pessoas à mobilização de se expandir uma só proposta, ou seja, “a de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o Mundo, incluindo, infelizmente, o de Três Lagoas”, ressaltou a diretora do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), responsável pela Educação no Trânsito, professora Creuza Ramos Monteiro Ferreira.

Seguindo o exemplo do sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” pretende “estimular e incentivar atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, completou Creuza Ramos.

“A convivência diária no trânsito é estressante e desgastante para a maioria das pessoas. Respeitar o próximo é a regra principal”, recomenta o folheto distribuído e elaborado pelo Sest/Senat.

Entre as “dicas básicas” propostas pelo Sest/Senat para a melhoria do trânsito e prevenção de acidentes está a seguinte: “Respeite as regras e seja o cidadão que você gostaria de encontrar no trânsito”.

Comente esta notícia