Com a retomada da obra pelo governo do Estado, a partir da ordem de serviço assinada nesta sexta-feira (11) pelo governador André Puccinelli, o Contorno Ferroviário de Três Lagoas tem previsão de ser concluído em seis meses. A autorização para o início dos trabalhos foi dada numa solenidade, na BR-158, rodovia que liga as cidades de Três Lagoas e Brasilândia.
O Estado assumirá as obras que até então foram delegadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), mas que não foram executadas. O contorno conta com uma extensão de 12,4 quilômetros, e de acordo com o diretor da empresa responsável pela execução das obras, Marcos da Silva Ramos, os trabalhos foram retomados desde quinta feira (10), inclusive com a visita de engenheiros nos canteiros de obras.
Toda a obra de arte também está concluída com a edificação de dois viadutos ferroviários – com 20 e 60 metros cada um, além de um rodoviário. De acordo com o diretor da empresa responsável, para o término do contorno serão contratados cerca de 100 funcionários com a seleção de pessoal a partir da semana que vem.
Obra emblemática do governo do Estado, o contorno ferroviário de Três Lagoas garantirá mais segurança para motoristas e pedestres. Além disso, deve viabilizar também a fluidez no trânsito e a agilidade no escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos.
Presente na solenidade de assinatura de ordem de serviço, a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, disse que a obra vai transformar a vida dos moradores do município garantindo o desenvolvimento urbano e da economia com muito mais segurança. O contorno vai acabar com 40 trechos de travessias urbanas do traçado atual da ferrovia.
“O trem passa no Centro da cidade e é uma realidade difícil. A empresa ALL faz todas as manobras na hora do rush quando as pessoas estão voltando para a casa ou pegando as crianças na escola. Muitas vidas foram ceifadas. É uma nova realidade que nasce. Três Lagoas terá uma nova projeção do trânsito, da segurança e de todos os empreendimentos que estão aguardando ansiosamente essa grande obra”, ressaltou Márcia Moura. “Ao se tirar os trilhos do Centro, as 40 travessias farão a ligação entre as áreas da cidade que ficam acima e abaixo da ferrovia”, complementou o governador André Puccinelli.
De acordo com informações da assessoria, durante a solenidade, o governador informou que deixará um projeto executivo pronto para que se faça a urbanização na área de servidão da antiga linha férrea, assim como foi feito em Campo Grande, com a retirada dos trilhos que resultou na construção da Orla Morena.