Sábado, 15 de Junho de 2024


Três Lagoas Terça-feira, 15 de Julho de 2014, 09:34 - A | A

Terça-feira, 15 de Julho de 2014, 09h:34 - A | A

Piscicultura é alternativa sustentável na região de Três Lagoas

Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)

Nesta semana, durante reunião no município de Três Lagoas, foram discutidas alternativas para geração de renda para a comunidade de pescadores de Jupiá. A preocupação nessa vila de pescadores é que se torne viável e sustentável a atividade de pesca e piscicultura na região, que conta com grandes áreas alagadas por conta das barragens hidrelétricas.

Para o deputado Marcio Monteiro, a região tem uma grande oportunidade de desenvolvimento se houver investimento na piscicultura. O deputado afirma que Três Lagoas é uma região de represas, de formação de grandes áreas de água, e que tem potencial na produção de peixes em cativeiro, por meio do processo de tanques-rede onde as pessoas podem fazer a sua criação de peixes.

O deputado afirma ser, inclusive, uma atividade sustentável, ambientalmente correta, já que não se pratica o extrativismo, como é feito na pesca tradicional.

Para que a transição da pesca para a piscicultura em tanques-rede aconteça é preciso que os pescadores recebam financiamento e treinamento técnico, cujos investimentos serão compensados com a produção de peixes em cativeiro. Segundo Marcio Monteiro, o poder público tem que fazer a sua parte para garantir que a atividade seja economicamente viável e dê uma condição de vida melhor a todos que dependem dela.

Comente esta notícia