A instalação de grandes empreendimentos nos últimos anos proporcionou um grande desenvolvimento em Três Lagoas. Prova disso é o salto de 58 posições no ranking nacional de cidades que mais geraram emprego. Enquanto que entre janeiro e junho de 2012 o município gerou 2.953 postos de trabalho e ocupava a posição 79, no mesmo período de 2013, Três Lagoas é a 21ª que mais gera empregos no Brasil. São 4.825 vagas abertas neste ano, representando aumento de 63,3%.
O crescimento de Três Lagoas vai na contramão das cinco cidades que mais geram emprego no país, que são as primeiras do ranking, pois possuem grande volume de geração de empregos, porém, o saldo é negativo devido ao alto número de demissões.
É o único município de Mato Grosso do Sul no seleto grupo das trinta cidades brasileiras que conseguiram fisgar mais de um terço do total de 826 mil postos de trabalho criados no primeiro semestre. Três Lagoas abriu 4.825 postos de trabalho neste ano.
Apenas nos últimos oito anos, o município recebeu cerca de R$ 15 bilhões em investimentos e criou mais de 15 mil empregos diretos. A indústria criou mais de 13 mil novos postos de trabalho durante sua construção, mudando toda a economia da região, que viveu um boom nos setores imobiliário e do comércio varejista. A Cidade possui quase três mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte.