00:00:00 Quarta-feira, 30 de Julho de 2025


Três Lagoas Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013, 14:27 - A | A

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013, 14h:27 - A | A

Três Lagoas mantém projeto de conscientização para evitar novos casos de dengue

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Vigilância em Saúde de Três Lagoas, por meio das Equipes dos Agentes de Endemias, vem desenvolvendo o projeto “Cidade Consciente Trabalha com o Agente” para evitar que uma epidemia de dengue se alastre pela cidade como o que vem acontecendo em outras cidades, como Campo Grande onde já foram notificados quase 3 mil casos da doença só este ano.

O objetivo do projeto é contar com a participação dos moradores para retirar do meio ambiente o maior número de objetos que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.

Segundo a assessoria da prefeitura, sete casos de dengue permanecem estáveis e sob controle, em Três Lagoas, na primeira semana no ano, considerando o período de 30 de dezembro de 2012 a 5 de janeiro de 2013. Devido a esse fato, a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Neide Hiroko Yuki da Silva, alertou para o contínuo trabalho de combate a dengue na região para evitar novas contaminações com o período das chuvas.

“A redução do número de casos de dengue em Três Lagoas é resultado das inúmeras ações, que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Obras, Educação e Assistência Social, realizou no decorrer de 2012, entre elas, Saúde na Comunidade – Juntos com Responsabilidade”, lembrou Neide Yuki.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, convoca toda a população a participar, das ações de combate à dengue, neste período do ano, em que aumentam os índices pluviométricos do município.

Resultados

O Projeto “Cidade Consciente Trabalha com o Agente” foi iniciado em novembro de 2012 e já mostrou resultados positivos na primeira fase de ações. A cidade foi dividida em setores, envolvendo equipes de 30 Agentes de Endemias, em média, um supervisor geral e quatro supervisores de área.

Segundo a assessoria da prefeitura, mais de 5,52 mil terrenos foram visitados e trabalhados. Desses locais foram retirados mais de 15,6 mil sacos de lixo de 100 litros, que continham resíduos e recipientes propícios ao armazenamento de água e criação de mosquitos.

No final do último ano, as equipes de Agentes de Endemias também vistoriaram 40 caixas d’água destampadas e repletas de larvas do Aedes Aegypti, e ainda 170 cavidades de árvores, onde a água permanecia armazenada.

Números

Três Lagoas registrou uma considerável redução em notificação de novos casos de dengue no segundo semestre do ano passado, ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos meses de 2011 e primeiro trimestre de 2012.

No total acumulado do ano passado, a cidade registrou 2.143 casos de dengue ao Ministério da Saúde. Desse total, 1.066 foram descartados e 391 foram confirmados laboratorialmente. Este ano, apenas sete casos foram notificados.

Comente esta notícia